Por onde anda o Professor Domingos de Andrade Mainart ?

19-04-2011 20:37

Por onde anda o Professor Domingos de Andrade Mainart ?

Essa pergunta naturalmente feita pelos alunos logo após saberem que ele não estava mais trabalhando na Unipac-TO, nós do site de Sistemas descobrimos para onde ele foi. Esta tudo em uma matéria postada no site da Unipac-TO... Confira logo abaixo todo o Conteudo !!!

 

 A FUPAC Teofilo Otoni vem se consolidando na formação de alunos para o estudo de Mestrado stricto sensu nas maiores e melhores Universidades Federais, Centro Federal e Estaduais e Particulares do Brasil. Pelo segundo ano consecutivo um egresso da Unipac Teofilo Otoni e selecionado para o Mestrado stricto.

     O Ex-aluno e Professor da Faculdade Unipac de Teófilo Otoni, DOMINGOS DE ANDRADE MAINART, foi aprovado no programa de Pós-Graduação em MESTRADO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO do Instituto Militar de Engenharia – IME para as áreas de Sistemas e Computação com inicio das aulas em primeiro de março de 2011. A seleção para o Mestrado da IME é muito rigorosa, que conta com avaliação de Histórico Escolar, avaliação de Currículos, Nota obtida no POSCOMP. Isto mostra que o trabalho desenvolvido na Unipac tem credibilidade e aceitação das maiores e melhores Universidades Federais, Centro Federal e Estaduais e Particulares do Brasil.

     O Curso de Pós-Graduação em Sistemas e Computação da Seção de Engenharia de Computação do IME teve sua origem em 1987. Após algumas reestruturações, em 1996, a área de Informática foi consolidada, determinando as principais linhas de pesquisa do programa atual de Mestrado.

     O Curso de Pós-Graduação em Sistemas e Computação da Seção de Engenharia de Computação do IME teve sua origem em 1987. Após algumas reestruturações, em 1996, a área de Informática foi consolidada, determinando as principais linhas de pesquisa do programa atual de Mestrado.

     A garantia de um nível elevado de qualidade dos mestres formados nesta instituição inicia-se com um processo de seleção rigoroso. O curso é normalmente feito em dois anos. No primeiro ano devem ser obtidos 27 créditos em disciplinas sugeridas por um orientador acadêmico, que acompanha o aluno até sua escolha de tema para dissertação. No segundo ano, o aluno dedica-se à realização da dissertação, cursando apenas (se necessário), disciplinas que sejam essenciais ao tema específico de seu trabalho, mediante recomendação do seu orientador de dissertação.

     Outro parâmetro capaz de certificar a qualidade dos alunos formados pelo programa é a colocação dos mesmos no mercado de trabalho, ocupando posições de destaque em universidades, institutos de pesquisas e empresas. O mestrado em Sistemas e Computação estuda problemas de uma maneira sistêmica, dando-lhes tratamento multidisciplinar, e assegurando a articulação indispensável entre ensino e a pesquisa, por intermédio de disciplinas teóricas, exercícios práticos, trabalhos acadêmicos e seminários. O programa oferece as seguintes linhas de pesquisa:

Algoritmos e Linguagens de Programação, Tecnologias para Tratamento e Transmissão da Informação, Sistemas de Informação.

     O mestrado em Sistemas e Computação estuda problemas de uma maneira sistêmica, dando-lhes tratamento multidisciplinar, e assegurando a articulação indispensável entre ensino e a pesquisa, por intermédio de disciplinas teóricas, exercícios práticos, trabalhos acadêmicos e seminários. O programa oferece as seguintes linhas de pesquisa: Algoritmos e Linguagens de Programaçã, Tecnologias para Tratamento e Transmissão da Informação, Sistemas de Informação.

     O programa de Sistemas de Computação desenvolve as suas atividades sobre duas áreas de concentração: Computação Básica e Tecnologias e Sistemas de Computação. As linhas de pesquisa estão distribuídas conforme descrito na tabela a seguir.

     ALGORITMOS E LINGUAGENS

     Estuda o desenvolvimento de algoritmos para problemas de otimização combinatória e grafos, cuja análise determina a eficiência no uso de recursos. Também são estudadas técnicas de criptografia e linguagens de programação: sintaxe, semântica, implementação, aspectos teóricos.

     Professores da linha de pesquisa: Alex de Vasconcelos Garcia, Cláudia Marcela Justel, Luiz Henrique da Costa Araújo, José Antônio Moreira Xexéo, Marcelo Goulart Teixeira, Paulo Renato da Costa Pereira, Sara Ianda Correa Carmona.

     TECNOLOGIAS PARA TRATAMENTO E TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO

     Aglutina três áreas: Redes de Computadores, Robótica e Sistemas Distribuídos. Ocupa-se com o estudo, modelagem, e análise de desempenho de sistemas.

     Professores da linha de pesquisa: Arthur Ziviani, Bruno Richard Schulze, Edison Ishikawa, Jauvane Cavalcante de Oliveira, Paulo Fernando Ferreira Rosa, Ronaldo Moreira Salles.

     SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.

     Esta linha de pesquisa aglutina três áreas de conhecimento: Banco de Dados, Engenharia de Software, e Mineração de Dados. Concepção, conceitos, técnicas, modelos, métodos, métricas e ferramentas para a infra-estrutura e gestão de processos e sistemas.

     Professores da linha de pesquisa: Ana Maria de Carvalho Moura, Maria Cláudia Reis Cavalcanti, Ricardo Choren Noya, Rodolfo Cardoso, Ronaldo Ribeiro Goldschmidt, Ulf Bergmann.

ink:http://www.ime.eb.br/arquivos/Admissao/Pos-graduacao/2010_2011/result_sel_cpg_2011.pdf